Realizando Missões no Poder do Espírito Santo - Atos 1:8


Atos 1:8 tem sido o versículo mais pregado nas igrejas e conferências missionárias, através dele o Senhor Jesus têm desafiado muitas vidas para a realização da obra missionária. O Pr. Edison Queiroz conta-nos que em sua igreja ele prega este versículo, pelo menos, duas vezes por ano e que uma certa feita foi interrogado por um jovem que lhe perguntou: “Pastor, até quando o senhor vai pregar este sermão?” O Pr. lhe respondeu: “Até que o irmão vá para o campo missionário!”. Esta deve ser a postura da igreja, pregar sobre missões até que todos estejam envolvidos nesta tarefa.

Este Versículo Revela o Plano de Deus Para Igreja E a Maneira Que Esta Deve Realizar a Tarefa Missionária:
I)  Missões Deve Ser Realizada No Poder do Espírito (...recebereis poder...).
O vocábulo grego aqui traduzido por “poder” (o poder que o Espírito Santo haveria de trazer-nos), é “dunamis”, do qual se deriva o termo moderno “dinamite”. Não tem o sentido de “autoridade”, pelo contrário, significa “força”, “energia”.  Os apóstolos e os crentes da igreja primitiva, jamais teriam conseguido realizar tamanha tarefa se não estivessem realizando-a no poder do Espírito Santo. “Trata-se do mais sublime de todos os espetáculos contemplarmos o Cristo ressurrecto, sem dinheiro, exército ou estado, a encarregar o seu grupo de quinhentos homens e mulheres da conquista do mundo, levando-os a crer ser possível realizar tal tarefa com tão séria paixão e poder. O pentecostes ainda viria, mas a fé dinâmica já orientava os crentes naquela montanha da Galiléia”. (Robertson, comentando sobre Mat 28:18).
1-)  O Espírito Santo não é derramado sobre a igreja para que ela fique dentro de quatro paredes, mas sim, para que ela realize a tarefa missionária (“Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos....” – Mt 28:19-20).
2-)  A igreja que se diz estar no poder do Espírito, tem a obrigação de cumprir o ide de Jesus (“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” - Mc16:15-16).
Exemplos:
 a) João (Mt 3:1,2,8; Lc 1:15 (cheio desde do ventre);
b) Pedro no dia de pentecostes (At 2:14-44)- vc 37 e 38;
c) O próprio Senhor Jesus (Mt 9:35).
II) Missões Deve Ser Realizada Através Do Testemunho (...e sereis minhas testemunhas...).
O testemunho é fruto de uma vida cheia do Espírito, isto é, todo crente cheio do Espírito tem que ser uma testemunha de Jesus Cristo. “Testemunha é uma pessoa que viu algum acontecimento e é solicitada p/relatá-lo. Jesus quer que sejamos testemunhas do que Ele fez e está fazendo por nós e em nós”. Quando Deus nos abençoa, o que é que Ele espera de nós ? Simplesmente, que testemunhemos o Seu amor e a Sua graça, afim de que, os pecadores que nos ouvem se convertam a Cristo. Alguém fez a seguinte pergunta: “Por que quando Deus nos salva, não nos leva imediatamente para o céu?” Ele mesmo deu a seguinte resposta: “Porque Ele quer usar nossa vida como testemunho, para que outros também recebam a Cristo”. Quantos conheceram a Jesus através do testemunho de outra pessoa? Será que alguém pode dizer que conheceu o Senhor através do seu testemunho?

Exemplos:
1) Os apóstolos davam testemunho (At 4:33);
2) Paulo e Silas dão testemunho (carcereiro e sua casa – At 16:32);
3)  Paulo dava testemunho tanto a pequenos como grandes (festo-governador/ Agripa-rei / Berenice-mulher de reis e imperadores) – (At 26:22-23).
III) Missões Deve Ser Realizada Em Todos Os Lugares (...tanto em Jerusalém, como em toda Judéia e Samaria, e até aos confins da terra).
Enganam-se aqueles que pensam que a igreja só deve evangelizar seu bairro, Deus quer implantar o seu reino em todas as tribos, povos, línguas e nações (Ap 5:9). O versículo em pauta, mostra-nos quatro locais onde devemos ser testemunhas:
1-)   Jerusalém “Jerusalém era a cidade onde os discípulos estavam quando receberam esta ordem. A nossa Jerusalém deve ser a cidade onde vivemos, onde nos reunimos como igreja...”
2-)  Judéia“Judéia era a província que tinha Jerusalém como capital. Cristo quer que evangelizemos todo o nosso estado. A nossa Judéia é o estado onde estamos vivendo.”
3-)  Samaria“Samaria era um região mais afastada, com conotações transculturais. A nossa Samaria é o Brasil.”
4-)  Confins da terra“Jesus quer que sejamos Suas testemunhas em todas as nações da terra.”
Conclusão:

Sabemos que missões está no coração de Deus, mas que importância isto tem, se não estiver também no nosso coração. Uma igreja não consegue ser missionária se não estiver no poder do Espírito. Como também, não pode estar no poder do Espírito, se não tiver visão missionária. Igreja cheia de poder é aquela que têm visão missionária, o resto é falácia (engano; ilusão).
OBS.: A maior parte deste sermão foi extraída do livro: “A Igreja Local e Missões”- Pr. Edison Queiroz (Pr. de missões da 1ª Igreja Batista em Santo André/SP.