Layouts Dia do Pastor

Alguns layouts que poderão ser usados para comemoração do Dia do Pastor.


 Feliz Dia do Pastor - Modelo 01


Feliz Dia do Pastor - Modelo 02


Feliz Dia do Pastor - Modelo 03

Ressurreição: o que nos ensina a Bíblia Sagrada?

Sementes Para Sermões

A Bíblia Sagrada, através do apóstolo Paulo ensina que, mediante a ressurreição do corpo: 


a) a morte será destruída; 

b) receberemos um corpo celestial e glorioso; 

c) receberemos um corpo não mais sujeito a corrupção; 

d) ressuscitaremos em poder; 

e) traremos a imagem do celestial; 

f) seremos revestidos da imortalidade (1 Co 15.26,40,42,43,49,53).


Referências Bíblicas

1 Coríntios 15:26 
O último inimigo a ser destruído é a morte.

1 Coríntios 15:40 
Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres.

1 Coríntios 15:42-43
42 Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. 
43 Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder.

1 Coríntios 15:49 
E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.

1 Coríntios 15:53 
Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.


Fonte: As Grandes Doutrinas da Bíblia - Raimundo de Oliveira - Editora CPAD

Teorias Falsas da Inspiração da Bíblia Sagrada

 

Sementes Para Sermões

Teorias Falsas

Quanto à inspiração da Bíblia, há várias teorias falsas, que o estudante não deve ignorar. Umas são muito antigas, outras bem recentes, e ainda outras estão surgindo por aí afora. Nalgumas delas, para maior confusão, a verdade vem junto com o erro, e muitos se deixam enganar. Veja­mos as principais teorias falsas da inspiração da Bíblia.

a. A teoria da inspiração natural, humana, ensina que a Bíblia foi escrita por homens dotados de gênio e força inte­lectual especiais, como Milton, Sócrates, Shekespeare, Camões, Rui, e inúmeros outros. Isto nega o sobrenatural. É um erro fatal de conseqüências imprevisíveis para a fé. Os escritores da Bíblia reivindicam que era Deus quem fa­lava através deles (2 Sm 23.2 com At 1.16; Jr 1.9 com Ed 1.1; Ez 3.16,17; At 28.25, etc.)

b.  A teoria da inspiração divina comum ensina que a inspiração dos escritores da Bíblia é a mesma que hoje nos vem quando oramos, pregamos, cantamos, ensinamos, an­damos em comunhão com Deus, etc. Isto é errado, porque a inspiração comum que o Espírito nos concede: a) Admite gradação, isto é, o Espírito Santo pode conceder maior co­nhecimento e percepção espiritual ao crente, à medida que este ore, se consagre e procure a santificação, ao passo que a inspiração dos escritores na Bíblia não admite graus. O escritor era ou não era inspirado, b) A inspiração comum pode ser permanente (1 Jo 2.27), ao passo que a dos escri­tores da Bíblia era temporária. Centenas de vezes encon­tramos esta expressão dos profetas: "E veio a mim a pala­vra do Senhor", indicando o momento em que Deus os to­mava para transmitir a sua mensagem.

c.  A teoria da inspiração parcial ensina que algumas partes da Bíblia são inspiradas, outras não; que a Bíblia não é a Palavra de Deus, mas apenas contém a Palavra de Deus. - Se esta teoria fosse verdadeira, estaríamos em grande confusão, por que quem poderia dizer quais as par­tes inspiradas e quais as não-inspiradas? A própria Bíblia refuta isso em 2 Timóteo 3.16 (ARA). Também em Marcos 7.13, o Senhor aplicou o termo "A Palavra de Deus" a todo o Antigo Testamento. (Quanto ao Novo Testamento, ver João 16.12 e Apocalipse 22.18,19.)

d.  A teoria do ditado verbal ensina a inspiração da Bíblia só quanto às palavras, não deixando lugar para a atividade e estilo do escritor, o que é patente em cada li­vro. Lucas, por exemplo, fez cuidadosa investigação de fa­tos conhecidos (Lc 1.4). Esta falsa teoria faz dos escritores verdadeiras máquinas, que escreveram sem qualquer no­ção de mente e raciocínio. Deus não falou pelos escritores como quem fala através de um alto-falante. Deus usou as faculdades mentais deles.

e.  A teoria da inspiração das idéias ensina que Deus inspirou as idéias da Bíblia, mas não as suas palavras. Es­tas ficaram a cargo dos escritores. - Ora, o que é a palavra na definição mais sumária, senão "a expressão do pensa­mento"? Tente o leitor agora mesmo formar uma idéia sem palavras... Impossível! Uma idéia ou pensamento inspira­do só pode ser expresso por palavras inspiradas. Ninguém há que possa separar a palavra da idéia. A inspiração da Bíblia não foi somente "pensada"; foi também "falada". (Ver a palavra "falar" em 1 Coríntios 2.13; Hebreus 1.1; 2 Pedro 1.21.) Isto é, as palavras foram também inspiradas (Ap 22.19). Dum modo muito maravilhoso, vemos a inspi­ração das palavras da Bíblia, não só no emprego da pala­vra exata, mas também na ordem em que elas são empre­gadas; no original, é claro. Apenas três exemplos: Jó 37.9 e 38.19 (a palavra precisa); 1 Coríntios 6.11 (ordem das pala­vras no seu emprego).

A teoria correta da inspiração da Bíblia é a chamada Teoria da Inspiração Plenária ou Verbal. Ela ensina que todas as partes da Bíblia são igualmente inspiradas; que os escritores não funcionaram quais máquinas inconscientes; que houve cooperação vital e contínua entre eles e o Espíri­to de Deus que os capacitava. Afirma que homens santos escreveram a Bíblia com palavras de seu vocabulário, po­rém sob uma influência tão poderosa do Espírito Santo, que o que eles escreveram foi a Palavra de Deus. Explicar como Deus agiu no homem, isso é difícil! Se, no ser huma­no, o entrosamento do espírito com o corpo é um mistério inexplicável para os mais sábios, imagine-se o entrosamen­to do Espírito de Deus com o espírito do homem! Ao acei­tarmos Jesus como Salvador, aceitamos também a Palavra escrita como a revelação de Deus. Se o aceitamos, aceita­mos também a sua Palavra. A inspiração plenária cessou ao ser escrito o último livro do Novo Testamento. Depois disso, nem os mesmos escritores, nem qualquer servo de Deus pode ser chamado inspirado no mesmo sentido.

Fonte: A Bíblia Através dos Séculos - Pr. Antônio Gilberto - Editora CPAD

Sermão - Noé, um homem que salvou a sua família

Noé, pregoeiro da justiça

Noé, um homem que salvou a sua família - Gênesis 6.5-22

Introdução

É importante começarmos dizendo que a nossa salvação e da nossa família vem de Deus! Porém, ele nos usa para salvarmos outras pessoas.

“Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos” (Gênesis 6:18 - ARA).

Gênesis 7:1 Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.

“Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé" (Hebreus 11:7 – ARA).

Segundo a Bíblia a geração pré-diluviana chegou a um nível de perversidade nunca visto até então. O homem estava usando sua capacidade máxima para praticar o mal, mostrando assim que o pecado havia corrompido de forma generalizada todos os aspectos da raça humana. 

Em meio a tanto caos, Noé achou graça perante os olhos do Senhor e, ele e sua família, conseguiram escapar do juízo de Deus sobre aquela geração depravada.


I) O Estado Deplorável da Geração de Noé (Gn 6.5-7)

5 Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;

6 então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.

7 Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

Os moradores da terra nessa época não só faziam maldades e maquinavam o mal como também perseveram em fazê-lo “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” (ARC). 

A iniquidade havia se tornado moda, ou seja, um estilo de vida que todos, com raras exceções, aderiram.

Nossa Geração Não é Diferente

- Delegado indignado por prender um menor com uma arma de grosso calibre no domingo e na quarta prede-lo novamente com outra arma pior. A polícia prende e o juíz solta. 

- Exposição em Porto Alegre/RS, com supostas artes obscenas. 

- Erotização Infantil. Exposição no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, onde criança interagiu com homem nu.

- Ideologia de gênero.

- Casamento de pessoas do mesmo sexo.

- Bíblia Gay (Bíblia Rainha James, Bíblia Comentada Graça Sobre Graça e Bíblia de Estudo – Teologia Inclusiva)

- Projeto de lei a favor do Casamento interespécies (entre pessoas e animais).


II) Um Homem Justo em Meio a uma Geração Injusta e Corrompida (Gn 6.8-13)

1. Noé achou graças aos olhos do Senhor 

- “encontrou favor diante do SENHOR” (NVT). 

- “... o Eterno gostou do que viu em Noé” (MSG).

2. Noé era justo (correto na conduta e no caráter).

3. Noé era íntegro (que está completa ou inteiramente de acordo com a verdade e os fatos).

4. Noé andava com Deus (vivia em comunhão com Deus).



III) Deus Tem Um Projeto Para Salvar Noé e Sua Família (Gn 6.14-18)

1. Noé tinha que participar deste projeto construindo uma arca (14 “Faze uma arca de tábuas de cipreste...”)

2. Curiosidade Sobre a Arca de Noé

a. Material (Gn 6.14)

- Tábuas de cipreste e betume

b. Dimensões (Gn 6.15,16)

• comprimento: 300 côvados (135 ou 150m). Dependendo do tamanho do côvado (0,45cm ou 0,50cm). O comentarista usou 137m.

• largura: 50 côvados (22,5m). O comentarista usou 23m.

• altura: 30 côvados (13,5m). O comentarista usou 14m.

• área de um pavimento: (180m x 30m – 3.037m²)

c. A Duração do Dilúvio

40 dias   – chuvas caíram (Gn 7.12)

110 dias   – águas subindo (Gn 7.24)

74 dias   – águas diminuindo (Gn 8.5)

40 dias   – corvo solto (Gn 8.6-7)

7 dias   – pomba solta (Gn 8.8)

7 dias   – pomba solta (Gn 8.10)

7 dias   – pomba solta (Gn 8.12)

29 dias   – cobertura removida (Gn 8.13 com 7.11)

57 dias   – terra seca (Gn 8.14)

d. Quanto tempo Noé ficou na arca? 

Noé entrou na arca quanto tinha cerca de 600 anos de idade, no 17º dia do segundo mês (Gênesis 7:11-13). Noé saiu da arca no 27º dia do segundo mês do ano seguinte (Gênesis 8:14-15). Portanto, supondo um calendário lunar de 360 dias, Noé permaneceu na arca por aproximadamente 370 dias (371 dias no Total - Geografia dos Tempos Bíblicos, E. Tognini).

O projeto era ousado e difícil, mas foi Deus quem projetou. O que Ele projeta sempre dá certo!


IV) Noé Conseguiu Incluir Toda a Sua Família no Projeto de Deus (Gn 6.14-18)

“Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração” (Gênesis 7:1).

“No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram” (Gênesis 7:11).

“Nesse mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cam e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos (Gênesis 7:13).

1. O Verdadeiro Líder Consegue Liderar Sua Própria Casa

“Não é possível termos sucesso na vida com uma família fracassada. O sucesso precisa começar primeiro em casa”. 

“pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?” (1 Timóteo 3:5).

“Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (1 Timóteo 5:8).

2. Outras Lições que Aprendemos com Noé

“Talvez a lição mais linda da vida de Noé seja o fato de que você está fazendo algo para o mundo quando estiver fazendo algo significativo pela sua casa.“

“Ninguém muda o mundo não se começar a mudança em casa.”

“Nós não vamos alterar significativamente as coisas no mundo a nossa volta se o lugar onde nós vivemos no dia-a-dia continua marcado pela nossa ausência e pela nossa omissão.” 

“Ninguém vai fazer diferença no mundo se não mudar o lugar onde já está.”

“Seja o melhor que você pode ser onde você está e deixa o resto com Deus. Eu quero ser uma benção onde eu estou, e o Senhor que me leve para onde Ele quiser” (Pr. Marcelo Gomes).


Conclusão

37 Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. 

38 Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, 

39 e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem (Mateus 24:37-39 ARA).

Mesmo diante da corrupção em que vivia o mundo daquela época, Noé salvou sua casa. Semelhante vivemos em mundo corrupto e precisamos salvar a nossa família, através de Cristo Jesus que é a nossa Arca.


Apêndice

A Arca e a Cruz

A arca de Noé e a cruz de Cristo foram feitas de madeira. Ambas são símbolos de juízo.

A arca preservou a vida dos justos

Mas a cruz aniquilou a vida de um justo

Portanto a arca salvou alguns

Mas a cruz salva milhões

A arca alcançou uma geração

A cruz alcança todas as gerações

O mundo antigo era contra a arca

O mundo atual é inimigo da cruz

A arca livrou o homem das águas

A cruz livra o homem do fogo do inferno

Ninguém chegou ao novo mundo fora da arca

Ninguém alcançará salvação fora da obra da cruz

Através da arca de Noé, Deus salvou uma família, mas através do Senhor Jesus Cristo, pelo sacrifício na cruz, todos os verdadeiros cristaos se tornam uma família de salvos.


Pr. Fernando Tavares

Instagram: @fernandotavares_sp



Sermão 01 - Promessas de Deus Para o Seu Povo

 Sermão 01

Promessas de Deus Para o Seu Povo



1. O Senhor te guiará continuamente



2. Fartará a tua alma até em lugares áridos


3. Fortificará os teus ossos


4. Serás como um jardim regado



5. Serás como um manancial cujas águas jamais faltam


Siga-nos no Instagram